Outra crítica

Autor: Nuno Barros (Receitas)
Editora: Bertrand

Quem anda perto de mim não acreditará que estou a sugerir este livro. Como sabem não tenho por hábito sugerir livros de receitas. Neste livro encontramos muitas receitas, mas também outros textos que revelam o entusiasmo, as emoções, as provocações e as irreverências simpáticas deste restaurante, quer dizer, dos seus patrões.2780.jpg
E essa irreverência, saudável, que é bem recebida pelo pouco sentido de humor que caracteriza os portugueses, associado a muitas invejas e más-línguas. E começa com a capa, e a cinta de cobertura. E depois a grafismo de todo o livro que, se por um lado lembra os antigos cadernos de receitas de famílias que tantos segredos guardavam, por outro a paginação moderna e ousada transporta-nos para um conceito novos de livros de cozinha. Também são um caderno de cozinha (e lembro-me dos de Michel Bras), como que a descomplicar a linguagem complexa de alguma nova cozinha e experimental como o título indica.
São notáveis os editoriais do Bernardo na revista da “2780 Taberna impressa”. Esperemos que isto seja o aperitivo para as publicações futuras a editar.
Para além das receitas leiam algumas das emoções que pretendem transmitir aos clientes: “A preparação é feita com um carinho maior do que uma massagista tailandesa relaxa um ocidental. Toda a confecção é temperada com rigor. E finalmente, no empratamento, cada prato que sai da cozinha sai com dedicação, qualidade, beleza e sobretudo amor. Aliás, nós damos um beijo no rebordo de cada prato assim que sai da zona de empratamento”.
Para o Nuno Barros os cumprimentos pelas receitas, para a Lúcia Moniz aplausos pela montagem e edição de arte. Ainda para a Mafalda Esteves, José Moreira, Gastão da Silva Ferreira e Susana Andrade os meus parabéns.
Comprem já.
© Virgílio Nogueiro Gomes
http://www.virgiliogomes.com/livros/210-2780-taberna-cozinha-experimental

Comentários

colher-de-pau disse…
Já tenho o livro! E devo dizer que adorei. Por ser diferente, por transmitir tão bem esta paixão por cozinhar e por bem comer.
Para quem como eu não vive sem cozinhar, e que adora experimentar novas receitas, acho que eu e o livro vamos passar muitos e bons momentos juntos. (Espero q não se importem de ver as vossas receitas no meu singelo blogue de culinária)
Agora é só arranjar um tempinho para ir provar as iguarias in loco!
Anónimo disse…
Olá!
E eu, finalmente, também já o tenho! E nem imaginam a "água na boca" que causou a amigos que ainda não tiveram o privilégio de vos conhecer, e que querem ir o quanto antes à Taberna! Por acaso estão abertos no Sábado (26/12)? Se sim, é possível fazer uma reserva para 6?

Beijinhos e parabéns pelo magnífico livro!

Paula Capela
Anónimo disse…
Olá Paula. Fechamos de dia 23 até dia 12 de Janeiro. Vamos fazer as nossas investigações.
Boas festas e apareçam em Janeiro.
Nuno
Tiago Lopes disse…
Realmente é um livro muito bom...sem duvida...fico feliz por ter encontrado o seu blog....pois admiro muito o seu trabalho...cumprimentos Tiago Lopes
Gisela disse…
Também tenho, também tenho!!!