A nossa cozinha de época ou de beira de estrada.

No menu passado conseguimos ter um prato de época com espargos selvagens e túberas comprados numa qualquer estrada na zona da Lezíria Ribatejana. Para dar uma melhor explicação do que foi servido fica um pequeno texto e algumas imagens. Nós servimos um Brás de espargos selvagens com umas lascas de túberas. 

Foto: http://sonhareaprender.blogspot.com


   
Trufa designa-se por uns fungos ascomicentes, por vezes cultivados, da família das tuberáceas, de aparelho esporífero subterrâneo, e de constituição tubercular. Em regra aromáticos e comestíveis.

Também designados por Túbara ou Túbera. A qual pode ter uma forma arredondada ou irregular, devido ao terreno em que se encontra.

A trufa é um cogumelo que tem uma germinação hipogeia (frutificação subterrânea).
Elas surgem em Portugal na Primavera entre o fim de Fevereiro e o início de Maio. 

Em Portugal não existe muita tradição na apanha e comercialização das túberas, sendo mesmo a sua existência desconhecida para maior parte dos portugueses, o que não acontece na Espanha ou França. Onde para além de serem comercializadas e muito procuradas, são também produzidas por muitos truficultores durante praticamente todo o ano. Na França existem diversos tipos de túberas mas nenhuma é idêntica às portuguesas. Tendo aromas diferentes e a sua cor não ser a mesma."

Comentários